terça-feira, 16 de junho de 2009

Recriação do 25 de Abril - vídeo

Aqui vos deixo o texto e o video feitos pelo grande Dinis (que a Ana se esqueceu de referir, juntamente com outros, no final do filme xD).

Na madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974, um grupo de jovens soldados arrisca as suas vidas e as suas liberdades por um bem maior: a Liberdade e a Vida de uma Nação, de um Povo.
No dia 24 de Abril de 2009, um grupo de jovens estudantes arrisca...pouco ou nada, diga-se de passagem, recriando essa madrugada e homenageando os jovens de 74, para se certificar de uma coisa: que 25 de Abril não será esquecido. Pelo menos não pelos habitantes do Lyceu Camões.

8 comentários:

  1. "25 DE ABRIL NO LYCEU CAMÕES"!

    Não tive oportunidade de ver ao "vivo" a vossa recriação "in loco" do dia "25 de Abril de 74" mas o video está excelente! A realização, o som e a interpretação fazem deste "documentário" um sério candidato ao Prémio Camões 2010!
    M. Reis

    ResponderEliminar
  2. Espectacular.Excelente.25 de Abril sempre!!!

    Carlos Vargas

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente brutal! No meio de uma escola apática que se ria e comentava o quão malucos éramos por fazer esta recriação, nós mostrámos que nesta geração ainda há quem se lembre e agradeça a liberdade que usufruimos dia-a-dia!
    Escelente montagem sobretudo a música da libertação dos "presos" xD

    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  4. "everybody's free.." xD

    E mais do que a Ana disse acho que pelo menos quem participou na recriação ficou a saber um pouco mais sobre o 25 :)

    ResponderEliminar
  5. Os alunos do Camões já não sobem as escadinhas da porta principal? Entram por onde? Não percebo.

    (Ex-aluna do Camões, ao tempo do 25 de Abril com 15 doces anos e com muitas memórias do Camões dos grandes plátanos (ainda os tem e será que são assim tão grandes como ainda resistem na minha memória?)
    FRD

    ResponderEliminar
  6. Não, os alunos são obrigados a subir as escadas laterais mesmo que tenham aulas ao lado da biblioteca. Também não podem passar pelo hall de entrada a não ser que seja para sair (e.g. para ir de uma maquina de doces para a outra é preciso ir pelo corredor minusculo).
    São regras que não estão no RI mas que o CE fazia cumprir via funcionários (e um senhor que apareceu do nada e que estava lá com uma agressividade que não lembra a ninguém).

    Mas isto foi o ano que passou, o próximo promete bem melhor :)

    Tem sim! quanto à memória não posso saber, mas vem visitá-los um dia ;)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Pedro Feijó e amigos pela genialidade da recriação de um momento de história memorável do povo português, uma revolução sem medos ou onde os medos foram superados, pelo direito à liberdade. Brilhante iniciativa para acordar um país adormecido.
    Margarida Farrajota

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelos Parabéns, mas a ideia não foi minha de maneira nenhuma.
    Começou com uma excelente ambição por parte da Isabel e continuou com a força do Dinis e com a participação de muitos outros :)

    Feijo

    ResponderEliminar