quarta-feira, 15 de abril de 2009

NOVO REGULAMENTO INTERNO

O novo Regulamento Interno da ES Camões está a ser redigido pelo CG com a ajuda de toda a comunidade escolar! São as regras que vão definir os direitos e deveres dos estudantes da nossa escola!


PARTICIPA NA SUA CONSTRUÇÃO EM:
O Regulamento Interno (RI) de uma escola é o documento que define os direitos e deveres de todos os membros da comunidade escolar, os orgãos de decisão e gestão da escola e as funções da cada núcleo ou grupo escolar.
No caso do Camões, o novo RI está a ser redigido de momento pelo Conselho Geral Transitório (podes ver a sua composição em http://www.escamoes.pt/site/ ) que está a agir muito democraticamente ouvindo toda a comunidade escolar e tendo em conta a opinião de todos para a formulação do documento final.
Não te esqueças que o regulamento interno define:
  • os teus direitos na escola, ou seja, o que podes ou não fazer;
  • como se organizam os orgãos escolares em que os estudantes estão representados e que número de representantes de cada grupo escolar há;
  • determinadas partes do Regime de Faltas;
  • possivelmente, quem decide o que podes comer no refeitório e no bar;
  • se há ou não máquinas de comida nos recintos;
  • de que forma os estuantes se podem reunir oficialmente e tomar decisões;
  • e muitas outras questões que estão directamente relacionadas contigo.

Faz da tua escola um lugar mais democrático e justo:

Participa acedendo ao site e deixando a tua opinião!

3 comentários:

  1. FUMAR OU NÃO FUMAR...EIS A QUESTÃO!

    Gostava de ouvir a MACA sobre as seguintes questões:
    1) Acham bem que os alunos tenham que ir para o jardim em frente à escola para poder fumar?
    2) Os pais sabem que fumam e sabem que fumam lá fora?
    3) O que fazer no interior da escola para dissuadir os alunos de fumar?

    M. Reis - um professor que está a trabalhar no Regulamento Interno.

    ResponderEliminar
  2. Eu não concordo com o facto de os alunos não poderem fumar dentro dos limites da escola, visto que esta é composta por imenso espaço descoberto onde facilmente o fumo se dissiparia. Porém compreendo, também, o lado dos fumadores passivos, pois, quando entrei no Camões, no último ano em que se pode fumar dentro da escola, sobretudo nos dias de chuva, o ar debaixo dos telheiros tornava-se um pouco irrespirável.
    Assim, acho que talvez se possa criar uma zona de fumadores dentro da escola, a um canto do pátio por exemplo, com um pequeno cinzeiro para não se sujar o chão (como é habitual à porta do Camões), ou entao poderia-se voltar a permitir a presença dos alunos dentro do gradiamento exterior da escola, que honestamente é uma medida fundamentada por muitas razões mas todas elas insuficientes para uma regra tão drástica.

    Relativamente à segunda questão, pelo menos no meu caso, os meus pais sabem que fumo e sabem da situação que se vive na escola. Assim como eu, conheço também muitos exemplos nesta situação, e os pais que por vezes levam os filhos à escola devem-se aperceber desta situação.

    Honestamente acho que por mais cartazes, palestras, etc que sejam feitas na escola sobre o malefício do tabaco estas não terão o impacto desejado na população estudantil fumadora daquela escola. E digo isto também baseando-me no meu caso pois sou aluna de ciencias, sei de cor as consequências de fumar e mesmo assim faço-o, porque o vício acaba por ser maior que a minha fraca vontade de deixar o tabaco. Assim, acho que estas iniciativas acabarão por ser mais corpo presente que eficientes.

    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  3. OBRIGADO ANA PEREIRA

    Gostei de ler o que escreveste sobre as questões que coloquei. Também não me parece bom os alunos estarem fora da escola a fumar por três razões principais: o risco de acidentes na estrada,um certo mau ambiente no jardim (onde me parece que deve haver droga, pelo menos, de vez em quando)e o afastamento de espaços escolares onde se poderiam fazer coisas mais interessantes do que fumar. A terceira questão não tinha tanto a ver com campanhas anti-tabaco mas com espaços para actividades alternativas ao fumar: actividades desportivas, jogos de sala, espaços de convívio,... O problema é que a lei diz claramente que dentro das escolas não se pode fumar. Há portanto uma questão complicada: se for permitido fumar no interior da escola está-se a violar a lei. E esta violação seria em nome de quê? Da saúde? Não. Da liberdade de fumar? Mas então a liberdade de fumar deve estar acima da saúde? Vai pensando nisso...OK?
    Saúde...
    M.Reis.

    ResponderEliminar