segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Manifestação Estudantil no Camões e os 100 Anos de República

A notícia apresentada pela RTP1 pode ser visualizada aqui http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?pagURL=arquivo&tvprog=1103&idpod=29708&formato=wmv&pag=arquivo&pagina=1&data_inicio=&data_fim=&prog=1103&quantos=10&escolha= , é a segunda noticia. Por motivos técnicos ainda não conseguimos postar o vídeo em si.


O texto dos panfletos distribuídos:

Este Ministério da Educação, sob direcção deMaria de Lurdes Rodrigues (Milu para os amigos), tem feito sucessivos ataques à Educação Pública. Começou com o falhanço do novo Regime de Faltas que chumbava os alunos por faltas justificadas, com o Novo Modelo de Gestão das Escola (artigo nº75 de 2008) que centra o poder de decisão das escolas no Director, figura semelhante, pelos seus poderes, à do Antigo Reitor do Estado Novo, e com o novo Estatuto do Aluno que fala de nós como criminosos. Mais do que isso, é preciso lembrar a arrogância do Ministério para com os professores e os alunos, pois ignorou manifestações com mais de 120 mil pessoas e o abaixo-assinado com 10 mil assinaturas que uma plataforma estudantil entregou pedindo a demissão da Ministra.

Hoje, o Camões luta. Pela participação de todos na construção da Escola e da Educação! Contra o retorno desta Escola à época totalitarista do Estado Novo!

Sra. Ministra, fizemos o trabalho de casa. Encontrámos, na página sobre a nossa escola da Wikipédia, o seguinte:
"No entanto, com a entrada nos anos 30, ocorre uma profunda mudança na filosofia da instituição que "aponta no sentido de práticas mais liberais e mais consentâneas com o ideário do regime político vigente", [o Estado Novo]. Na prática (...) esta viragem traduziu-se numa consolidação da estrutura hierárquica do reitor e numa perda de autonomia do corpo docente (...)." Semelhanças? Não é por acaso.

1 comentário:

  1. Bom dia
    Não sei se a informação que envio se justifica no vosso blog. Aqui vai:

    O processo eleitoral para a escolha dos representantes dos alunos no Conselho Geral(2 alunos dos cursos diurnos e 1 aluno dos cursos nocturnos) inicia-se no dia 14 de Outubro com reuniões com os representantes dos alunos nos órgãos escolares em 2008/2009, 2 representantes da Associação de Estudantes e todos os delegados de turma já eleitos este ano. Estas reuniões serão convocadas expressamente até 9 de Outubro mas pede-se desde já aos alunos que se organizem com vista ao debate e à participação de todos.
    Obrigado.
    O professor Manuel Beirão, adjunto do Director.

    ResponderEliminar